João Cottinelli Monsanto



Projecto Saúde e Alegria


Projecto Saúde e Alegria


Aqui está mais um projecto merecedor de relevo. A tónica na integração na comunidade, na organização e no acompanhamento, é merecedora de admiração.

O Projecto Saúde e Alegria é apresentado no site brasileiro http://www.saudeealegria.org.br .

Abaixo destaco um excerto de um texto do site.

************

O Projeto Saúde e Alegria - PSA - atua desde 1987 junto à aproximadamente 140 comunidades ribeirinhas extrativistas dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, localizadas nas áreas rurais dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no Médio Amazonas Paraense, onde também estão incorporadas duas Unidades de Conservação - a Floresta Nacional do Tapajós (Flona) e a Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex) - perfazendo uma cobertura populacional de quase 29 mil habitantes.

Tem por objetivo apoiar processos participativos e integrados de Desenvolvimento Comunitário Global e Sustentado, geridos pela própria população, interativos e alternativos às políticas públicas e capazes de se multiplicar espontaneamente a partir das dinâmicas e realidades locais, contribuindo de maneira demonstrativa com experiências concretas na constituição de políticas sociais e ambientais na Amazônia.

O PSA conta com uma equipe interdisciplinar composta por médicos, agrônomos, comunicadores, educadores e profissionais das diversas áreas que visita regularmente as localidades, envolvendo todos os grupos e faixas etárias, em programas integrados de: Organização Comunitária, Saúde, Produção Agroflorestal e Meio Ambiente, Educação e Cultura, Gênero, Crianças e Adolescentes, Comunicação Popular e Pesquisa Participativa.

A Saúde é a principal diretriz e a Educação Ambiental é a base de todo o trabalho, procurando contextualizar a população local em seu meio e fornecer os instrumentos adequados para que possa interagir com ele de forma consciente e construtiva.

Partindo da realidade existente, das necessidades mais prementes e da contrapartida dos moradores, o PSA busca soluções simples e adaptadas a partir dos recursos disponíveis nas próprias comunidades. Todo o trabalho é voltado para fomentar e qualificar a população a atuar de modo ativo e determinante em torno do Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente. São treinados Agentes Locais como multiplicadores das ações - Lideranças, Produtores Rurais, Monitores de Saúde, Parteiras Tradicionais, Mulheres, Professores, Jovens e Monitores-Mirins (crianças de 6 a 12 anos).

A Arte e o Lúdico são os principais instrumentos de Educação e Participação. Com base nos temas trabalhados durante as visitas, técnicos e moradores apresentam o Gran Circo Mocorongo de Saúde e Alegria - Mocorongo é quem nasce em Santarém. A partir de esquetes educativas e culturais, os valores locais são resgatados e os conteúdos são difundidos com a própria linguagem comunitária. Este pequeno espetáculo mambembe tem sido a maior forma de expressão, criação coletiva e interação humana de toda Proposta.

Com a Rede Mocoronga de Comunicação Popular, Grupos de Jovens são capacitados como repórteres para a produção de jornais, vídeos e programas de rádio comunitária, constituindo um intercâmbio permanente de informações e conhecimentos.

Através do Diagnóstico e Pesquisa Participativa são monitorados os principais indicadores sociais de maneira simples, objetiva e de fácil compreensão pelos moradores, permitindo o acompanhamento técnico continuado dos resultados alcançados e o planejamento conjunto de acordo com as prioridades encontradas.

No Conselho Intercomunitário do PSA, composto por lideranças eleitas diretamente pelas comunidades, as ações são regularmente avaliadas e delineadas de modo a instrumentalizar, gradativamente, a população para assumir a Gestão de todo o processo.

São eleitos métodos abertos, envolventes e apropriados de construção multilateral do saber, procurando despertar o desejo pelo aprendizado, o que torna a evolução do conhecimento como algo prazeroso, dinâmico e inerente a vida de cada um.

Procura-se gerar um amplo processo de difusão e intercâmbio de conhecimentos, intimamente ligados ao Universo local, que possam trazer benefícios práticos e reais aos moradores, apoiando as capacidades e aptidões individuais, grupais e comunitárias no sentido de ampliar as oportunidades e o nível de respostas aos seus maiores desafios.

Isto também contribui para elevar a compreensão acerca de si mesmo, dos ecossistemas onde vivem, da importância da Amazônia no Mundo e de seus papéis enquanto Populações Tradicionais inseridas na busca de modelos sustentados, do aperfeiçoamento das políticas públicas e da construção da cidadania como um todo.

http://www.saudeealegria.org.br


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria

Federação Brasileira de Psicodrama
Federação Brasileira de Psicodrama

Aqui fica a referência para um site sobre Psicorama ( www.febrap.org.br/index.asp ), (ler mais)

A Terapia do Abraço
A Terapia do Abraço

Um site simples e interessante

Aqui recomendamos um site simples e importante: http://guillo.sites.uol.com.br . (ler mais)

Os Doutores da Alegria
Os Doutores da Alegria

Este é um trabalho que descobri nos meus passeios pela Net e que me pareceu muito interessante. (ler mais)


Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 7237




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 7237

Mensagem