João Cottinelli Monsanto



Um Simples e Notável Exercício de Massagem em Grupo

Foto de um momento de uma dinâmica de grupo realizada com estudantes de enfermagem


Um Simples e Notável Exercício de Massagem em Grupo


Trata-se de um exercício muito simples e de grande importância para sentirmos e percebermos o valor do toque no relacionamento, na criação de uma atmosfera agradável de grupo, e como facilitador do relaxamento pessoal.

Em grupos (sub-grupos) de 5 a 7 pessoas, uma delas deita-se de barriga para baixo no meio das outras. Na primeira parte, depois de se fazer silêncio, as pessoas em volta dão pequenas batidas, de pulso solto, no corpo da pessoa que está no centro. Passados alguns minutos que variam de acordo com os grupos (cerca de 5 minutos), param o movimento mantendo o contacto das mãos com o corpo de quem foi massajado, e assim ficam durante uns 2 minutos.

Passa-se então à segunda parte do exercício. A partir do contacto que se manteve, inicia-se um movimento de passagem das mãos pelo corpo, de uma forma tranquilizadora, percebendo e desfazendo pequenas tensões. Alguns minutos passados, como na primeira parte, para-se o movimento e mantem-se o contacto durante uns 2/3 minutos.

O exercício termina com o afastamento lento das mãos de quem foi massajado. Trocam-se, então, impressões sobre esta experiência. É depois tempo de outra pessoa ir para o meio.

A simplicidade desta massagem não quer dizer que seja simples na vivência. Muitos grupos têm dificuldade em fazer silêncio e em concentrarem-se no contacto e no cuidar do outro. Há quem seja descuidado ou agressivo no toque... Muita coisa pode acontecer.

Se sabemos lidar com pessoas e grupos, a experiência resulta positiva. Podemos mesmo pará-la e guardá-la para uma altura em que o grupo tenha a disponibilidade suficiente para uma entrega de qualidade. Lembremo-nos que se trata de cuidar de alguém.


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria

A qualidade do toque
A qualidade do toque

Uma massagem pode ser simples

A massagem de relaxação pode ser simples. Tocar simplesmente o outro e permitir-lhe sentir o contact (ler mais)

Tocar a Vida
Tocar a Vida

Foi talvez uma das primeiras formas de tratamento . Tocar para serenar , (ler mais)


Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 4127




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 4127

Mensagem